Facebook Lite é leve, funcional e dispensa uso do messenger
O Facebook Lite é a versão considerada mais leve do tradicional Facebook, desenvolvido pelo mesmo dono do Instagram, Mark Zuckerberg. Essa versão do aplicativo, além de ocupar menos espaço no dispositivo, também possui funcionalidades diferentes em relação ao aplicativo tradicional da rede social. Mesmo sendo uma versão limitada, é possível fazer quase tudo no que se refere a postagens e compartilhamentos.
Desenvolvido com a principal finalidade de trazer as funcionalidades mais importantes da rede social, o Facebook Lite ocupa menos espaço no celular ou tablet e usa uma quantidade consideravelmente menor de dados móveis do plano de telefonia. De acordo com a desenvolvedora, a economia promovida pelo Facebook Lite no que se refere aos dados pode chegar a 40%.
Interatividade e interface aprimorada
Para quem possui aparelhos celulares com memória limitada, o Facebook Lite é o aplicativo ideal e que permite a interação com os amigos, em grupos ou a postagem de qualquer foto, texto ou vídeo. Além disso, o Facebook Lite possui uma interface mais otimizada e elegante, com funções inteligentes e algoritmos específicos que ajudam o usuário a ter tudo o que busca mesmo nessa versão limitada do app.
Principais diferenças do app tradicional para a versão Lite
A principal diferença entre as duas versões do Facebook é o tamanho do aplicativo que é consideravelmente menor na versão Lite, ocupando apenas 1.32mb, enquanto que a original ocupa 4.10. Se o Lite possui pouco espaço, logo imaginamos que perdemos recursos também, o que não é verdade.
Praticamente todas as funcionalidades mais importantes da versão original estão disponíveis. Ele permite a visualização de stories, ler e responder a comentários, marcar pessoas, e postar fotos ou vídeos tanto no feed, como no perfil de amigos, páginas e em grupos. O grande diferencial do Lite é que para ler e enviar mensagens não é necessário o Messenger, que é obrigatório na versão tradicional.
Recursos visuais e outros comprometimentos
Apesar de atender as principais demandas do aplicativo tradicional, a versão Lite perde quando o assunto é o recurso visual, já que, além de ser mais enxuto, a qualidade de fotos é baixa, algumas opções de edição de imagens antes de postar não estão disponíveis e os vídeos do aplicativo são vistos com pouca qualidade de som e imagem.
Além disso, a interface é mais limitada e com menos recursos, como por exemplo o fato de nessa versão Lite não ser possível a criação de ou mesmo o uso dos famosos avatares em 3D que são utilizados geralmente nas conversas via comentários ou imbox como figurinhas personalizadas.
Já no que se refere aos stories, ainda que seja possível visualizar os conteúdos de outras pessoas, em relação a subir stories, apenas é possível subir textos, imagens da galeria ou utilizando a câmera. Diferente do app tradicional, em que se pode criar boomerangs, tela verde e modo selfies.
Layout e questões de compatibilidade
Quanto ao layout, ao entrar no Facebook Lite já é possível notar uma grande diferença entre um aplicativo e outro, uma vez que a desenvolvedora decidiu retirar recursos de imagens e fontes que ocupariam muito espaço por outros mais enxutos, o que faz com que as páginas sejam carregadas mais rapidamente e a um baixo custo de dados e espaço de armazenamento.
A compatibilidade do Facebook Lite é excelente, já que devido ao baixo espaço que necessita para ser hospedado em um dispositivo, ele funciona perfeitamente em celulares mais antigos e que tenham capacidade de armazenamento limitados. Portanto, mesmo com baixo poder de processamento de um aparelho, é possível usufruir de uma experiência mais fluida.
Um excelente aplicativo para quem busca praticidade e otimização
O Facebook Lite é um excelente aplicativo para quem busca otimizar o espaço que possui com a quantidade limitada de dados. Possui praticamente as mesmas funções da versão tradicional e, salvo algumas limitações visuais, cumpre suas funções como rede social e permite interagir com qualquer pessoa da plataforma, além de dispensar o Messenger, que também ocupa espaço e faz uso de dados.